ANTAQ e SEP promovem integração de sistemas de dados

10/04/2014 17:39

A ANTAQ e a Secretaria de Portos estão realizando, na sede da Agência, em Brasília, um encontro para integração dos seus sistemas de informações portuárias. Entre esses sistemas está o Sistema de Desempenho Portuário, gerenciado pela ANTAQ, que disponibiliza informações sobre a movimentação de cargas no conjunto das instalações portuárias brasileiras.
Os diretores interinos da ANTAQ, Mário Povia e Fernando Fonseca, pelo ministro dos Portos, Antônio Henrique, e pelo secretário de Políticas Portuárias da SEP, Rogério Menescal participaram do projeto.
Em sua fala, o diretor geral substituto da ANTAQ, Mário Povia, destacou a iniciativa como fundamental para aprimoramento dos sistemas. “Com essa iniciativa vamos evitar o retrabalho, garantindo ganhos para o desempenho das atividades dos dois órgãos e uma informação de melhor qualidade”, salientou.
O ministro do Portos, Antônio Henrique, observou que a integração dos sistemas “é fundamental para que a informação possa fluir de forma adequada entre os diversos órgãos e para que o planejamento portuário possa ser feito com a melhor informação possível”. Segundo o ministro,  no futuro essa integração também deverá englobar as companhias docas.
O diretor da ANTAQ, Fernando Fonseca, lembrou que a iniciativa observa o princípio da economicidade e manifestou o desejo de que do encontro saia um plano de ação que permita dar  maior celeridade às mudanças que estão em curso no setor.
Para o secretário de Políticas Portuárias da SEP, Rogério Menescal, a integração é importante para que os dois órgãos possam cumprir com maior eficácia suas metas institucionais.
Este primeiro dia do encontro está reservado às apresentações dos sistemas dos dois órgãos, bem como ao aprimoramento das bases de dados e ferramentas existentes. Amanhã (1º), as discusões focarão o desenho e o redesenho dos fluxos e processos para sistematização em sistemas existentes ou a serem criados.  Fonte: Antaq

 

Voltar