Realizadora

A Saber Global foi criada em julho de 2001 como uma entidade voltada para as atividades de cunho ambiental, sociocultural e econômica, e com ênfase na cidadania e no saber, estabelecendo como seu campo de atuação os diversos níveis de nossa sociedade, com ações de cooperação a nível nacional e internacional.

No campo econômico foi criado o Fórum Porto-Cidade, coordenado pelo CEDEP - Centro de Estudos e Debates Portuários e Logísticos, que é parte integrante da Saber Global e tem como missão proporcionar à sociedade a oportunidade de realização de estudos e análises de cenários estratégicos e promover a difusão de informações, experiências e projetos inerentes a atividade portuária, infraestrutura, logística, comércio exterior, desenvolvimento sustentável e relação porto-cidade.

A Saber Global criou e desenvolveu o Fórum Porto-Cidade. inicialmente para a área do Porto de Itaguaí, sendo a quarta edição do Evento realizada em Novembro de 2011, com participação da Prefeitura de Itaguaí e da ACIAPI.

As quatro edições deste evento consolidaram-se como oportunidade de promover a ampla difusão dos vários segmentos que se inserem na geopolítica e integração Retro-Portuária de Itaguaí.

No I Fórum de Itaguaí, foi colocado em debate temas como o Plano Nacional de Logística e Transporte, o Arco Metropolitano Viário, A Geopolítica e Integração Retro-Portuária e Itaguaí a Cidade do Hub-Port. Este evento teve como apoio institucional (patrocínio) a Vale e o Grupo MPE.

No II Fórum de Itaguaí, foi estimulado debates e reflexões com questões inerentes a revitalização de áreas portuárias em áreas urbanas através da integração Porto-Cidade com temas como “A Expansão e a Modernização Portuária Sustentável”, “Planos Diretores Municipais em Cidades Portuárias”, dentre outros temas. Esta segunda edição do Fórum de Itaguaí teve o apoio institucional (patrocínio) da Petrobrás.

No III Fórum de Itaguaí, foi colocado em debate temas como a revitalização e Integração Urbana de Áreas Portuárias, A Planificação Urbana e Modernização Portuária, Projetos Integrais de Desenvolvimento Econômico e Social no âmbito Portuário, dentre outros. Esta terceira edição teve o apoio institucional da Academia Nacional de Economia, CDRJ, RETE, ACIAPI, ANTAQ e SEP,dentre outros.

No IV Fórum de Itaguaí, foi estimulado debates e reflexões com questões inerentes ao planejamento portuário sustentável com temas como “Desenvolvimento e Gestão Ambiental Portuária”, “Investimento em Infraestrutura e Desenvolvimento Sustentado Portuário”, dentre outros temas. Esta quarta edição do Fórum de Itaguaí teve o apoio institucional da RETE, do Porto de Lisboa, ANTAQ, SEP, CDRJ - Docas do Rio de Janeiro, dentre outros. Este evento justificou-se pela oportunidade de integração dos diversos segmentos profissionais e institucionais promovendo assim a integração/intercâmbio de conhecimentos e somar os esforços de todos os que atuam na área vital para o desenvolvimento geoeconômico regional do Estado do Rio de Janeiro.

A quinta edição do Encontro deu-se com a temática "Porto-Cidade: a Revitalização e Modernização de Áreas Portuárias como alavanca para o seu desenvolvimento sustentável”, onde a SABER GLOBAL apresentou o "FORUM PORTO-CIDADE DO RIO DE JANEIRO" , com apoio da ACRJ-Associação Comercial do Rio de Janeiro, pelo seu Conselho Empresarial de Logística e Transportes. O "FORUM PORTO-CIDADE DO RIO DE JANEIRO" teve como objetivo discutir inovações tecnológicas e trocas de experiências bem sucedidas em importantes cidades portuárias do Brasil e do exterior, estimulo ao debate quanto ao desenvolvimento ordenado e sustentável da relação Porto-Cidade, e a reflexão sobre os benefícios decorrentes da modernidade, sustentabilidade e revitalização de áreas portuárias. O Encontro veio atender a expectativas diversas como a necessidade de desenvolver a modernidade como interface cidade-porto nas estratégias urbanas. Esta quinta edição teve o apoio institucional da RETE, do Porto de Lisboa, ANTAQ, SEP, CDRJ - Docas do Rio de Janeiro, Multiterminais e ACRJ dentre outros.

A Saber Global é membro aderido da RETE - Associação para a colaboração entre Portos e Cidade, com sede na Itália.

A Saber Global conta com diversas parcerias dentre as quais destacamos ANE - Academia Nacional de Economia, Porto de Lisboa, RETE, SEP, ANTAQ, CDRJ - Docas do Rio de Janeiro Câmara do Comércio do MERCOSUL, UERJ - Universidade Estadual do Rio de Janeiro, UCAM - Universidade Cândido Mendes, o IBAP - Instituto Brasileiro de Administração Pública o qual é afiliado ao IASIA - International Association of Schools and Institutes of Administration e a ACIAPI - Associação Comercial, Industrial e Agropastoril de Itaguaí.

A Saber Global ainda está inserida no programa de combate a pobreza no contexto da mudança climática, junto a OXFAM International.

A Associação Cultural Saber Global possui o Título de Utilidade Pública Municipal conforme a Lei no. 4986/2009.