Ministro apresenta programa de arrendamentos portuários em Washington

09/04/2014 17:46

O ministro da Secretaria de Portos, Antonio Henrique Silveira, cumpriu agenda hoje em Washington (EUA), nesta última sexta-feira, 04 de abril, onde se reuniu com investidores estrangeiros para detalhar o programa de arrendamentos portuários, que prevê a licitação de 159 áreas nos portos organizados, e o Plano Nacional de Dragagem II, entre outras oportunidades de investimentos no setor.

Em apresentação aos investidores, Silveira destacou as mudanças e os avanços que o novo marco regulatório (Lei 12.815/2013) trouxe para o setor e as perspectivas de aumento da movimentação de cargas nos portos brasileiros.

Enfatizou que o novo marco busca aumentar eficiência, a competitividade e redução de custos portuários, de forma que o segmento possa atrair investimentos e absorver o incremento da demanda.

O ministro também apresentou o Programa Nacional de Dragagem II e as perspectivas de investimentos com as autorizações para instalação de novos Terminais de Uso Privado (TUP) ao longo de 2014.

Na oportunidade, também enfatizou a importância do sistema Porto sem Papel, que tem como objetivo principal reunir em um única “janela” de gestão as informações e a documentação necessárias para agilizar a análise e a liberação das mercadorias no âmbito dos portos brasileiros.

O ministro esclareceu que a SEP/PR já implantou o projeto nos 37 portos públicos, eliminando mais de 140 formulários em papel que foram convertidos para um único documento eletrônico.

Os investidores também pediram detalhamento sobre o processo de licitação das obras de dragagem do Porto de Santos, cujas propostas serão abertas na próxima terça-feira, dia 08 de abril, em Brasília.

“Tivemos uma boa receptividade e os investidores se mostraram interessados em conhecer o funcionamento do sistema portuário brasileiro, especialmente no que se refere às ações voltadas para a redução da burocracia”, comentou o ministro após a reunião.

Além de Washington, Silveira esteve essa semana na Cidade do Panamá (Panamá) para também apresentar a investidores internacionais as oportunidades de investimentos portuários do Brasil.

Apresentação do Programa Nacional de Dragagem II
Washington DC
Ministro da Secretaria de Portos, Antônio Henrique Silveira
Brasília, 04 de abril de 2014

Vídeo da apresentação no Council of Americas 
Washington DC 
Brasília, 04 de abril de 2014

Apresentação no World Economic Forum on Latin America
Panamá City
Ministro da Secretaria de Portos, Antônio Henrique Silveira
Brasília, 02 de abril de 2014       

Fonte: SEP

Voltar